segunda-feira, 25 de junho de 2007

Festa JO-A-NI-NA

Decidimos fazer uma festa Junina junto com as crianças. Meu filho insistía em que era Festa “Joanina”.... Como sempre, expliquei, argumentei... e ouvi: “Mãe, é festa JO-A-NI-NA” e fez cara de vamos encerrar o assunto. E olha só o que eu descobrí:
Origem da Festa Junina
Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina. De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial.

Quem se atreve a dizer que a gente não aprende com os filhos?

Minhas crianças fizeram a lista de convidados - somente amiguinhos da escolinha e seus acompanhantes – e ajudaram a cortar revistas velhas para as bandeirinhas, Camila ajudou muuuuitoooo na cozinha, esticando a massa para os salgadinhos e mais ainda lavando a louça, e até me auxiliaram na confecção das roupas caipiras. Devo confessar que são clientes muito exigentes, sabem exatamente o que querem, até o lugar das fitinhas. Miguel também ajudou muitíssimo cortando lenha com o Pai para o fogão.
Bolo de fubá, paçoca, pinhão, pipoca, quentão, sucos e refrigerantes, salgadinhos de salsicha pé de moleque, Nega Maluca, balas e outras gostosuras estavam presentes na Festinha dos meus filhos. Houve pesacaria, cantorias, e “contação” de histórias.
Nossa festa JOANINA foi um sucesso! Aconteceu ontem, no dia de São João.

Nenhum comentário: